quinta-feira, 31 de março de 2011

Livros da minha adolescência - parte 4

Olá! Hoje busquei nas profundezas da memória outro livro que marcou muito minha adolescência. Só que eu não me recordo muito bem quando foi que li Crescer é perigoso, de Márcia Kupstas.

Me lembro apenas de que o descobri ao acaso, enquanto mofava no serviço do meu pai. Ficava lá horas e horas, pois na época não tínhamos empregada e nem alguém que pudesse "tomar conta" lá em casa. E assim, em uma entediante tarde ensolarada descobri esse livro e o devorei.

Crescer é perigoso é em forma de um diário, o que aproxima muito o personagem com o leitor. Conta as presepadas, medos, angústias e dúvidas de um adolescente nerds, considerado fora dos padrões de beleza e que tinha um amor platônico - identificação a primeira vista (não sei por que, hein?).

Durante muito tempo dei os nomes de alguns personagens aos meus brinquedos. Por exemplo: quando algum objeto (sim, eu brincava com objetos nada a ver) me parecia ser um "macho alfa", recebia o nome de Adalberto. Acho que é um dos melhores livros juvenis que já li.

O livro que li não tinha capa, só fui matar a curiosidade depois que insisti para que minha mãe comprasse um exemplar só pra mim.

3 comentários:

  1. Ei! Na época não se chamava nerd, e sim CDF (estamos velhas *8X)
    É estranho as pessoas procurarem esse tipo de livro fora da escola enquanto que eles passam Eça de Queirós pra alunos de 13/14 anos lerem.
    Não que Eça de Queirós seja ruim, mas é difícil sua literatura "dizer algo" pra pessoas dessa faixa etária.
    Melhor seria, pelo menos, alternarem esse tipo de literatura com os clássicos, além de contextualizá-los melhor pra garotada ter mais interesse.

    ResponderExcluir
  2. Olá Parabéns pelo blog e pelo texto. Adoro literatura e blogs, gostei da idéia de ter acesso a um, através do outro.
    Acesse também:
    www.oobservador-ricardoabreu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...