sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen

Livro sobre o zen budismo escrito sob a perspectiva ocidental - quem escreve é o alemão Eugen Herrigel.



Uma amiga, descendente de japoneses, por sinal, recomendou esse livro a mim. Não me lembrava exatamente o porquê, mas agora que terminei a leitura, compreendi. Não somente isso, mas mais coisas (não todas, claro).

Já há algum tempo (obrigada, fluoxetina!) que venho refletindo sobre coisas que antes ou não tinha tempo para tal, ou simplesmente não dava a mínima importância. Agora sei que chega perto do sentimento do arqueiro zen - se é que realmente entendi algo! hahaha

Apesar de ter gravado um vídeo dizendo que estava na meta de leituras para este ano, comecei a ler ao acaso, pra ver mais ou menos como seria, e não parei mais. Deixei de lado "A Náusea" de Sartre, que era pra ser o livro do mês de agosto (que agora será marcado como leitura de setembro).

Enfim! Há alguns anos fui "apresentada", digamos assim, ao zen budismo (um vídeo que minha irmã recomendou). Mas entre assistir algumas entrevistas com um monge, a ter certas vivências e depois concatenar (ou quase!) as coisas após a leitura desse livro, tem um longo caminho a ser feito.

Aliás, é um livro para reler sempre, para assimilar as ideias sob outras perspectivas - e pra quem se arriscar, até entender, de fato, o zen.
E apesar de ser um livro curto (só 88 páginas), não diria que é "rápido de ler". Existem muitos aspectos que só colocando em prática para ter uma melhor compreensão do espírito da coisa. Digo, do espírito zen budista :)

PS: Não, não atingi a iluminação (ainda, haha).


O que obstrui o caminho é a vontade demasiadamente ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...