sábado, 22 de junho de 2013

As meninas - impressões.

Epa, epa, epa! Mudanças na configuração do funcionamento do blogue, por enquanto. Dona Thays, atolada de compromissos pessoais e com a sociedade (e viva la revolución!), mal conseguiu começar a leitura do livro do mês de abril. Pois é, estamos terminando junho e nada.

Mas calma,  "não priemos cânico". Em visita à Brasília, tive acesso ao livro (embora o tenha no computador, mas nunca é a mesma coisa do que ter em mãos um livro físico) e me senti na obrigação de lê-lo. Então vamos para a pseudo-resenha do livro de abril :)

As meninas, obra de Lygia Fagundes Telles, a princípio me pareceu um livro de temática mais infanto-juvenil por conta do nome. Me enganei ao pensar ser um livro super leve e super fácil de ler. Ele já começa denso, com memórias íntimas de cada uma das meninas. Elas são três: Lia, a revolucionária; Ana Clara, a perturbada e Lorena, a burguesinha. Apesar de serem muito diferentes, até na classe social, essas "meninas" se unem pela amizade.

Para quem gosta de histórias densas - não muito pela história do contexto da época (ditadura militar), mas pelo psicológico dos personagens! A gente entra nas conjecturas, nos porquês da personalidade de cada uma.

Apesar de não ter escolhido esta obra, foi uma leitura diferente das que tenho ultimamente, super válida. E o final é bem inusitado. De certa forma previsível, mas inusitado :)

Sobre a edição, juro que agora a memória não ajudou, mas foi essa aqui:



Como o livro está lá em outro estado, quando a Thays puder vir colocar os dados sobre a editora e características físicas, eu agradeço (que indireta, hein?). 

Cegueta que sou, não tenho reclamações quanto ao tamanho da fonte e formatação. Quando à espessura das páginas, achei ótima, bem resistente.

Agora fico por aqui, ouvindo a bagunça da madrugada dos vizinhos em suas cantorias embriagadas. Em breve voltarei com as impressões do livro do mês de maio! 

Tenham uma boa noite (se conseguirem, ao contrário desta que vos escreve!).

2 comentários:

  1. As Meninas é um livro tão lindo, tão bem escrito, tem uma história que me envolveu... O final também achei 'inusitado', não esperava por aquilo, terminei e fiquei pensando: o.k, cadê o final?! É isso mesmo, dona Lygia!?!
    Pretendo relê-lo esse ano, mês passado reli umas partes que gostei e novamente, fiquei estupefata com a narrativa, com as personagens, com TUDO!
    Ah, e eu adoro a Lia! [comentário aleatório] Se fosse uma personagem gostaria de ser ela por ser ~~revolucionária~~ e por ser a Lia! xD

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me identifiquei mais com a Lorena, o jeitão de dãã dela, super eu, hahaha.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...