terça-feira, 25 de junho de 2013

20 mil léguas submarinas

Primeiro livro de Júlio Verne que leio! Já tinha colocado algum livro dele na lista de leitura, afinal é um escritor de relevância.

Li pelo computador mesmo, uma edição da Editora Zahar, disponibilizada pela Biblioteca do Exilado. O livro é recheado de ilustrações, e traz também as expressões náuticas que são utilizadas praticamente a obra inteira.


Capa do livro físico


Como disse, o livro tem muitas expressões diferentes da que estamos acostumadas, digamos há um "vocabulário de marinheiro". Ainda bem que existe uma espécie de dicionário, porque senão eu iria boiar totalmente. Mas acho que por ter sido um livro digitalizado, deixei pra dar uma espiada nisso no final da leitura, pela falta de praticidade. Creio que no livro físico essa pesquisa seja mais rápida.
Pra mim, o melhor mesmo seria ter visto esse vocábulo antes da leitura, pra não ter interrupções. Enfim, meu ponto de vista.

A história é riquíssima, repleta de detalhes da fauna e flora submarina. Só achei que faltou explorar a história do Capitão Nemo (rá, descobri o porquê do nome do filme "Procurando Nemo"). Na introdução, sobre a vida do autor e tal, parece que Verne colocou a história do capitão, o que levou ele a se isolar do mundo terrestre. Só que o editor dele cortou essa parte. E aí fiquei curiosa...

Eu diria que é uma obra peculiar, até porque Júlio Verne é considerado um visionário. É narrada pelo personagem do professor Pierre Aronnax, que de forma inusitada foi parar no interior do "monstro marinho" mais caçado da época. É uma aventura imprevisível, vale a pena!

4 comentários:

  1. Não li o livro, mas deve ter ficado bom -hihi

    ResponderExcluir
  2. "20 mil léguas" também foi o primeiro livro do Verne que li, foi em 2010 então não me lembro muito da história, sei que na época gostei muito e achei incrível a aventura, não lembro se o uso do vocabulário típico de marinheiros me incomodou, li numa edição da FTD que possuía umas ilustrações lindonas.
    Quem sabe algum dia eu releia?! (:

    Beigos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por creditar a foto! <3

    xx
    niih

    lace-ghosts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o meu primeiro livro que li do Julio Verne. Já li também o Viagem ao centro da terra que também é excelente. Pretendo comprar já nessa semana o Volta ao mundo em 80 dias.
    Fiquei tão satisfeito que até fiz um mapa com a trajetória do Nautilus.
    http://mapaparavintemilleguassubmarinas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...