sábado, 1 de dezembro de 2012

Bom dia, Sr. Dimas!

Já estamos em dezembro e faltam exatamente 20 dias para o fim do mundo (Maia)!
E como o tempo está corrido e minha conexão resolveu dormir uma boa parte da noite e madrugada, os comentários sobre livro do mês de novembro saem hoje.

Bem, depois de ler "A máquina de fazer espanhóis" (vejam o vídeo aqui), estava a procura de algum livro que também me prendesse a atenção, atualmente tão dispersa.

Bobeando pela internet, li a breve sinopse (aqui) de um livro de conto de um mineiro, chamado Suzo Bianco. A capa me atraiu, adivinhem o porquê? Um gato preto. E eu, como boa "velha dos gatos", não resisti.

O livro é bem fino, afinal possui somente um conto. É bem legal, e apesar de parecer um livro infantil traz reflexões profundas até, e quem conhece um pouquinho de física quântica irá ler alguns trechos que têm um quê de quântico, eu diria (ou "cheiração de cola", como diria a Thays).

Interessante que a história é sobre velhinhos em um asilo também! Só que claro, sob uma perspectiva diferente da de Valter Hugo Mãe em vários aspectos. Para começar, a personagem principal, digamos assim, aquela que dá o "tchan", é o Sr. Dimas, um gato preto que aparece de repente em uma noite no asilo.
A partir daí dois moradores (Lucas e Luiz) vivenciam algo fantástico em suas vidas ao saber de alguns dons especiais que possuía o Sr. Dimas.

Não contarei mais detalhes senão estrago a surpresa! É uma história um tanto quanto fantasiosa, mas vale a pena. O autor fecha o conto com um tom cômico e misterioso ao mesmo tempo. Apesar do enredo conter com um dos maiores temores do ser humano (ou de todo aquele que vive, a morte) e descrever algumas cenas cruéis, ao terminar a leitura, a sensação é de leveza e um sorriso no rosto. 
Fiquei curiosa em conhecer outros contos desse autor...

Alguns trechos que achei bem reflexivos:


"Os humanos estão evoluindo sim, fato, mas não como pensam... Não serão as naves que os levarão para  outros mundos... Será a mente de vocês. A mente humana será livre um dia. E quando este momento chegar, vocês serão livres para irem onde bem entenderem...".

"Mas a grande verdade é que os homens ainda não existem de verdade. O que vocês chamam de realidade é tão frágil que depende de fatores como, provas lógicas, matéria e dor para sustentar o que vivenciam. E não é só isso. Por mais que você possa não acreditar. Os humanos estão dormindo como um feto. Vocês são apenas embriões do que ainda estão por ser. Vocês só estão sonhando em conjunto... Por isso tudo na Terra parece ser tão real".

Um comentário:

  1. Olá, sou o autor de Bom Dia, Sr. Dimas! E venho lhe avisar que me senti agradecido pela sua leitura, e análise. rs.
    Porém creio que irá gostar da versão original e impressa; https://www.clubedeautores.com.br/book/208359--Bom_Dia_Sr_Dimas#.VzH71YQrJdj

    A versão que leu é provavelmente uma versão gratuita, desatualizada e sem revisões e outras pertinências.

    Ainda assim, agradeço a leitura.

    Abraços.

    Atenciosamente.

    Suzo Bianco

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...