terça-feira, 27 de março de 2012

Um pouco sobre Mario Benedetti


Sempre me senti ignorante por conhecer pouco da literatura latino-americana. Até então, o único escritor uruguaio que eu conhecia e já tinha lido era Eduardo Galeano. Gosto muito de seus contos apesar de ter lido apenas dois de seus livros (“O livro dos abraços” e “Dias e noites de amor e guerra”). Mas conversando com um colega uruguaio, que demonstrou não gostar muito de Galeano, fui questionada se já havia lido algo de Mario Benedetti e Juan Carlos Onetti.

Minha resposta foi: Ahm?

Sim, eu sequer havia ouvido falar ou prestado atenção nesses autores.

Se eu passasse os olhos nas prateleiras de uma livraria e encontrasse suas obras certamente não imaginaria a nacionalidade. De qualquer forma, eram referências de como eu poderia sanar essa minha curiosidade.

Comecei fuxicando pela internet e tive contato com belos poemas de Benedetti que me fizeram escolhê-lo como o primeiro desses autores para me aventurar.



Recentemente descobri que já havia conhecido, ou melhor, cantado suas palavras quando participei de um coral. A música “Te quiero” faz parte de uma de suas criações.





Segundo um comentário que ouvi, com veracidade ainda não certificada, a música foi composta em homenagem a Ernesto Che Guevara. É bem possível já que Benedetti era marxista e durante exílio morou em Cuba, mas geralmente é atribuído um caráter mais de amor romântico do que de homenagem.

Mas vamos ao autor.

Mario Orlando Hardy Hamlet Brenno *respira* Benedetti Farrugia, ou simplesmente Mario Benedetti nasceu em Paso Del Toro, no Uruguai, em 1920 e faleceu em maio de 2009.

Conhecendo pouquíssimo de sua bibliografia - com cerca de 80 livros publicados, sendo somente oito traduzidos para o português - e biografia percebemos nítidos cruzamentos.

Essa característica é semi-anunciada em “Quem de nós”, primeiro romance (publicado em 1953), em que Benedetti, ao dar voz a um escritor, diz:

“Em todos os contos que escrevi consigo reconhecer, diferentemente dos meus pobres críticos, uma fatia de realidade. Às vezes se trata da minha realidade, outras da alheia; mas sempre escrevo a partir de algo que acontece. Talvez a verdadeira explicação tenha a ver com minha incapacidade para imaginar no vazio. Não sei contar contos; sei reconhecer o conto em alguma coisa que vejo ou experimento”.

A partir disso vemos no livro “Gracias por el fuego” mais coincidências: o jovem protagonista vai estudar em um colégio alemão, como Benedetti em sua infância. Em documentário, Mario descreve a segregação no ambiente escolar entre alunos uruguaios e alemães um pouco antes de ser deflagrada a Segunda Guerra Mundial.

Já em sua obra “Primavera em um espelho partido” Benedetti conta a relação de uma família separada pela prisão política e exílio, intercalando angústia e leveza, causando-me um encantamento que me fez procurar suas outras obras. Benedetti, como já havia dito, foi militante político de orientação marxista. Agora imagine isso no contexto de Guerra Fria em país latino-americano! Foi exilado e viveu na Argentina, Peru e Cuba num período de doze anos. Tendo isso em vista, não fica difícil imaginar a autenticidade dos sentimentos descritos no livro.

Ao contrário das minhas impressões pós-leitura de Bioy Casares, a identificação com a escrita de Benedetti é imediata. E eu que ando com mania de marcar com post its passagens que me interessam, muitas vezes acabo desistindo para não tornar o livro em uma verdadeira sanfona de tantos marcadores que colocaria.

Ando realmente encantada com seus escritos, mas falarei com maiores detalhes nos próximos posts. Aguardem!

Um comentário:

  1. Ei guria que bom que tu achou e gostou do Benedetti, eu gosto bastante dele, esses dois poemas que tu citou são bem especiais para mim, o primeiro eu sei de cor desde que era adolecente (entre outros vários dele) e o segundo minha mãe me cantava quando era criança na versão da Violeta Parra lindo!!! há um filme argentio de 1992 "El lado oscuro del corazón" dirigido por Eliseo Subiela está cheio de sitações de poemas dele..é ótimo. Olha saindo de Benedetti eu sou maluca por Onetti em janeiro li de novo "los Adioses" ótima novela..ótimo escritor, súper recomendado...boa leitura!!!! Abração e muitas saudades!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...