domingo, 16 de outubro de 2011

Literatura em filme: Ninguém escreve ao Coronel (1999)



Em 1999 foi lançado o filme "Ninguém escreve ao Coronel", uma co-produção mexicana, francesa e espanhola, baseado no livro homônimo.

Digo baseado porque, embora preserve a essência da história, foram adicionados elementos que não estão presentes no livro, como a personagem representada por Salma Hayek, detalhes sobre o assassino do filho, o pano de fundo de conflito político-religioso e até mesmo a explicitação do tipo de Estado a que a história se refere.

A mudança desse tipo de “detalhes” (colocaram o espelho desde o começo! O espelho que achei tão importante!) geralmente acaba me incomodando, mas, apesar do estranhamento inicial, não chegou a tirar o clima da história.

O engraçado é que com a interpretação de Fernando Luján como o Coronel o final acabou tendo uma conotação diferente da que tive quando li. Acabou sendo mais desolador do que eu havia imaginado.

Mesmo que você não seja entusiasta de adaptações de livros para cinema, vale a pena assistir (os atores são ótimos)!


Para baixá-lo com legenda achei apenas via torrent, mas também dá para assisti-lo integralmente via Youtube (sem legendas em português).

Um comentário:

  1. Acabei de chegar aqui por caminhos que não pensei. Vou conhcer o blog e depois escrevo mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...