terça-feira, 7 de junho de 2011

Livros da minha adolescência - parte 9

De novo Érico Veríssimo! Música ao Longe foi leitura obrigatória no primeiro ano do "colegial", atual ensino médio (sim, eu tô meio velhinha). Clarissa - moça tímida e sonhadora me encantou a primeira leitura, digamos.
É um livro bem suave, se formos comparar com Olhai os lírios do campo. Mas não deixa de ser envolvente e até misterioso - para os desatentos.

A história gira ao redor de Clarissa, filha de uma família tradicional que está decaindo financeiramente e perdendo o prestígio social. O romance retrata suas descobertas a respeito de pessoas que até então achava que conhecia, preocupações e sua nova ocupação de professora. Não quero revelar muito da história porque vale a pena a leitura, mesmo que a primeira vista pareça "história para meninas" (como alguns guris da classe disseram na época). Os personagens são intensos e muito humanos, e a obra alterna trechos do diário de Clarissa e a narrativa descritiva, quase totalmente onisciente de Veríssimo.

Capa do exemplar que tenho aqui guardado até hoje, com muito carinho.

Como gostei muito de Música ao longe, pesquisei mais livros de Érico Veríssimo e soube que, na verdade, é uma continuação do romance chamado Clarissa. Mas como a curiosidade foi maior - pelo desenrolar mais concreto do desfecho de Música ao longe - fui logo para Um lugar o sol, que dá continuidade a história. Seu desfecho se dá com o livro Saga, sendo que a personagem Clarissa também aparece em Caminhos Cruzados, o único que não li ainda.

A cada livro que passa a vida dos personagens se torna mais difícil e complicada. A partir de Um lugar ao sol o enfoque sai um pouco de Clarissa e passa para Vasco, seu primo - e também termina de forma inconclusiva. Em Saga, Veríssimo retrata a guerra civil espanhola, e o livro já não possui quase nada das impressões de Clarissa; ela perde o posto de "personagem principal" para Vasco, que participa da guerra na Espanha.

As obras de Érico Veríssimo são ótimas, cheias de regionalismos - para quem gosta de conhecer costumes e tradições de outros lugares desse imenso país em que vivemos - dentre outras características que os convido a descobrir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...