segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Ortografia

Bem, como interessa (ou pelo menos deveria) a todos os brasileiros e pessoas que tem como língua oficial a língua portuguesa, quero compartilhar aqui um ótimo resumo das novas regras que iremos usar muito daqui em diante.

Por isso venho compartilhar o link (clique aqui para acessá-lo) para o Guia Prático da Nova Ortografia de Douglas Tufano (Ed. Melhoramentos). Eu sei que é redundante, mas esse guia é realmente muito prático, cheio de exemplos e explicações fáceis. Para quem gosta de escrever sobre literatura, principalmente, é uma "mão na roda".

Devo dizer que achei as mudanças desnecessárias, pelo menos a grande maioria delas. Por exemplo, o desuso do trema (a não ser para palavras de origem estrangeira, como as alemãs). Qual era o problema com ele? Achava tão simpático...
E as palavras que perderam seus acentos tônicos como ideia, asteroide, plateia, paranoico? Como sempre digo: uma "idéia" sem acento me parece uma ideia medíocre... Um "paranóico" sem ênfase ortográfica me faz pensar em um "paranôico", e assim vai.
O uso dos hífens ficou mais complicado do que já era - tem expressões que ora possuem o hífen, ora não possuem.

Sinceramente, acho uma grande besteira essas novas regras ortográficas. Mas enfim... Se minha opinião contasse, teriam me consultado! Espero que pelo menos aproveitem a dica, já que gostar está meio difícil.

Um comentário:

  1. Ahhh concordo contigo... acho uma besteira também.... mas se a gente for ver pelo lado da uniicação da lingua portuguesa tá valendo né?! Amyga se vc quiser participar do sorteio que sai amanhã tem que colocar seu e-mail nos comentários do blog... se não como vou entrar em contato contigo caso vc vença?! hihihi... Ahhh e quero te convidar para estar presente nas postagens do meu blog e deixar sua marquinha lá viu?! E aí já tá participando dos 3 sorteios que estão rolando no meu blog?! já fez sua inscrição de hoje?! vocês pode se inscrever todos os dias lá e ter mais chances! Sua presença no meu blog faz dele um lugar mais mais legal! Passa lá viu!? Sua presença e seus recadinhos são muuuuuuito importantes!

    http://mirzabraga.blogspot.com
    http://facebook.com/MirzaBraga
    http://twitter.com/mirzabraga

    Beijoooo da Mih!
    =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...