sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aperitivo - Rainer Maria Rilke


Talvez fosse melhor ficares na escuridão, teu coração sem fronteiras tentaria ser o coração pesado das coisas indistintas. Mas agora te limitaste dentro de ti, vês que paras de existir nas tuas mãos, e de tempos em tempos, com um movimento indeciso, refazes o desenho do teu rosto. Quase não há mais lugar dentro de ti; quase te acalma a ideia de que é impossível essa estreiteza conter algo muito grande; também o Inaudito tem de ser interiorizado e adaptar-se ao ambiente. Mas lá fora, lá tudo é imensurável; e, quando vai subindo, sobe também o nível dentro de ti, não nos vasos parcialmente controlados, ou na fleugma de teus órgãos impassíveis: é nos vasos capilares que cresce, sugando tubularmente para cima até as últimas pontas da tua existência infinitamente ramificada. E aí se ergue, transborda, mais alto que tua respiração, na qual te refugiaste como num último ponto de apoio. Ah, para onde fugir agora, para onde agora? Teu coração te impele para fora de ti, teu coração está atrás de ti, estás quase fora de ti mesmo e já não podes voltar. Como um besouro espezinhado te derramas para fora de ti, e aquele mínimo de dureza e elasticidade exterior não tem significação.

Os cadernos de Malte Laurids Brigge de Rainer Maria Rilke

3 comentários:

  1. Oi, Thays, eu tenho uma vontade tremenda em ler algo do Rilke, a primeira vez que li sobre ele foi em "Calafrio", até comprei o Cartas a um jovem poeta que é fininho, mas ainda não comecei...
    Lindo esse "aperitivo", gosto bastante da escrita dele - o.k, só li até agora umas poucas citações que já me fizeram ficar encantada...

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais, né? Na verdade acho que adicionar uns parágrafos que têm antes que também são legais :P
      Não conheço "Calafrio"!
      Na verdade só li "Cartas a um jovem poeta" com aquele outro poema dele de nome imenso que esqueci e esse livro que ainda estou lendo.
      Tá meio complicado terminar pq achei meio emocionalmente pesado, digamos, assim.
      De qualquer forma, tem horas que a gente precisa de algo assim, né?
      Obrigada pelo comentário :)
      Vou bisbilhotar seu blog!
      Beijos,
      Thays

      Excluir
    2. Ah, sem dúvidas, Thays, às vezes é necessário esse tipo de leitura.
      Calafrio é da autora Maggie Stiefvater, ele é o primeiro volume de um trilogia que eu ainda não terminei de ler - por pena de me despedir das personagens :')

      Beigos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...