domingo, 11 de dezembro de 2011

O Jogo dos Tronos - As crônicas de gelo e fogo (livro 1)

Eis um livro que li por conta do seriado! Já acompanho alguns (seriados) e estava com preguiça de começar a acompanhar mais outro quando um amigo indicou o "Game of Thrones". Peguei uns 2 capítulos e esqueci da vida. Num belo dia de tédio, sem nada pra fazer (esperando as próximas temporadas dos seriados que assistia), resolvi dar uma espiadela. E não é que gostei? Vi inteira a primeira temporada.

Passeando por um blog de assuntos aleatórios, vi o comentário de que mudaram algumas coisas na versão áudio-visual. Aí bateu a curiosidade...


A desvantagem em assistir algo que foi baseado em um livro e e só depois ler, é que os personagens já estão todos nítidos (fisicamente) na nossa cabeça. Mas nesse caso não é algo que atrapalhe, pois a produção teve o cuidado de escolher atores e atrizes muito perto da descrição da obra original (salvo alguns pequenos detalhes, claro!).

O autor, George R. R. Martin sabe muito bem prender o leitor. A curiosidade é tanta, que já estou no livro três e não consigo parar. E eu que achava que não iria encontrar um escritor bom depois da russa Wera Krijanowskaia. Ele usa um recurso até parecido com o que Virginia Woolf utiliza em "As Ondas". Só que em vez de dedicar somente um parágrafo a cada personagem (intercalando), é um capítulo inteiro, e sempre o final tem um "gostinho de quero mais".

Bom, como sempre digo, procuro não fazer resumos das leituras, pois o objetivo do blog é fazer com que as pessoas se sintam curiosas e que venham trocar ideias. Então, falando bem "por cima", a história se passa em um reino medieval, digamos assim, fictício. Com direito a algumas "cheirações de cola", como diria minha irmã: lendas sinistras de habitantes para lá de uma muralha de gelo, dragões...

A primeira temporada inteira é baseada somente no volume um. Andei fuxicando e parece que ao todo são 7 livros. Se a HBO continuar nesse ritmo, teremos 7 temporadas! Yay!


Se quiser ver fotos da série "Game of Thrones", clique aqui.
Veja o trailer.
Baixe a série.

Um comentário:

  1. Escrevi "Jogo dos Tronos" porque o título original é GAME OF THRONES. Até onde meu parco inglês vai, game não significa guerra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...