domingo, 27 de novembro de 2011

Metalinguagem: sobre formatos de socialização de leitura


Assistindo o vídeo da Juliana de “O batom de Clarice” e percebendo a explosão de vlogs direcionados a comentários sobre livros, fiquei pensando nos formatos que geralmente são utilizados para se discutir livros pela internet e qual deles seria o mais adequado. Aliás, haveria um formato mais adequado?

Algumas vezes tenho a impressão de que o vlog acaba cativando mais pois traz uma personificação maior de quem está opinando – você vê o rosto, entonação, trejeitos etc -, por outro, percebo que o formato escrito acaba sendo mais denso (teoricamente) porque ajuda o próprio blogueiro a sistematizar melhor os sentimentos e opiniões que a leitura provocou.

Refletindo sobre isso e fuçando na internet, descobri a existência de podcast de literatura!
Achei bastante interessante também e vi mais possibilidades que podemos fazer uso na internet.

Esse post, então, vai reunir os principais canais sobre o assunto que costumo ler/ouvir/assistir.


BLOGS

Confesso que há alguns anos eu lia mais blogs com essa temática. Atualmente são poucos os que fogem da literatura “fantástica” contemporânea ou dos chick lits, então esse número diminuiu e acho que, na verdade, acabei deixando de buscar outras referências.

Conheci essa página por interesse nas obras do Milan Kundera. Gosto bastante da forma como a autora escreve e acho interessante o fato de em cada post (livro lido) ter como referência alguma música do gosto e/ou associação da blogueira.

Blog onde três irmãos postam resenham sobre os livros que leram. Não há, por acordo, a leitura de todos do mesmo livro, ou seja, a dinâmica do blog é diferente deste. As resenhas são escritas de forma bem clara, sem deixar de ser pessoal.

Gosto muito, apesar do excesso de propagandas no layout que me deixam perturbada. Mas o escritor demonstra domínio no universo literário, o que gera certa credibilidade.

VLOGS

Tudo começou com os vídeos da Tatiana Feltrin (que já apareceu por aqui).
Depois disso fiquei curiosa em conhecer os vídeos estilo “caixa de correio”, mas, assim como ela, me decepcionei com a abordagem.
De qualquer forma, isso me fez procurar outras fontes.
As características principais do vlog da Tatiana é espontaneidade e sinceridade com a qual ela expõe suas opiniões.

Ainda MininaMá

Segue a mesma linha do vlog da Tatiana (creio até que tenha uma certa inspiração nele): opiniões pessoais e espontâneas de uma amante da literatura. A Patrícia, autora do vlog, também mantém uma versão escrita que versa sobre literatura e outros temas.



O batom de Clarice

O último que descobri, mas que gosto bastante. É muito legal ver alguém falando tão empolgadamente sobre literatura e livros em geral. Juliana também mantém um blog seguindo uma linha parecida com o vlog.



Cabine Literária

Canal do Youtube apresentado por Danilo onde a proposta é comentar obras da “literatura pop”. Apesar de não ser exatamente o meu estilo predileto de literatura, acho interessante pelo formato e também saber o que andam produzindo por aí.
Diferente dos exemplos anteriores, os vídeos são estruturados por um roteiro - que dá mais objetividade à crítica, porém perde um pouco na espontaneidade, mas nada que chegue realmente a atrapalhar.


Uma outra proposta recém-criada é a versão “Cabine Literária Clube”, onde outros participantes também fazem seus comentários. Dessa forma, temos mais de um ponto de vista sobre o mesmo livro.



PODCASTS

O primeiro que conheci foi o Grifo Nosso, em que um grupo de amigos gravam um áudio comentando um livro escolhido. Os estilos dos livros comentados não são meus favoritos, mas achei que valeu a pena conhecer. Os podcasts são bem dinâmicos, mas acabam sendo meio dispersos, com comentários que fogem à proposta e piadas internas dos amigos que deixam as pessoas de fora com cara de tacho.

Meu podcast de literatura preferido. Geralmente é composto por seus idealizadores e convidados. São bem focados e os temas não são apenas sobre um livro específico, mas estilos, mercado editorial, etc.

De forma geral, são esses que mais acesso.
Creio que cada formato tem suas vantagens e depende muito de como é direcionado.
E você? Tem alguma preferência?

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...