domingo, 6 de novembro de 2011

Editora Underworld contrata revisor(a) com urgência – ou, ao menos, deveria.

Claro que acho saudável toda essa agitação no mercado editorial com lançamentos desenfreados de obras que atendem ao público adolescente ou de ficção com temáticas “sobrenaturais”, mas acho que algumas editoras estão perdendo o foco da qualidade.

Não digo em relação às artes gráficas, muito pelo contrário... O que mais vejo – ainda mais em vídeos estilo “Caixa de Correio” no Youtube - são pessoas elogiando mais, ou apenas, a capa do livro do que o conteúdo em si. Minha crítica diz respeito à própria revisão de texto!

Tive acesso a um livro recém-lançado e a quantidade de erros era absurda!

Ficou claro, em diversas partes do livro, que o tradutor ficou em dúvida entre uma e outra palavra e o texto foi tão mal revisado que simplesmente apareceram as duas! A quantidade de “comoque nem”, além de outras palavras como “cansadopilhado”, “suspirobufei” e até mesmo nome de personagem “PaulaRachel” (sendo que no original o nome da personagem é Paula) tornaram a leitura um tanto desagradável e decepcionante já que a última coisa que esperamos ao ler um livro é algum tipo de erro como esse.




Até aí eu apenas me sentia “cansadapilhada” com os erros, até encontrar um erro grotesco de português:




Assim também é sacanagem, né! Até porque sabemos que ninguém absorve todas as regrinhas gramaticais com a cara enfiada em gramáticas escolares, mas também durante as leituras que vamos fazendo ao longo da vida. Agora imagina alguém que já tem certa insegurança nesse tipo de grafia e começa a encontrar em livros famosos esse tipo de coisa?

Não estou dizendo que ninguém tem o direito de errar, mas a editora tem a obrigação de oferecer algo com uma qualidade mínima, não é?!

O pior é que não foi o primeiro livro que li com esse tipo de coisa, mas esse, sinceramente, bateu o record!

Só espero que os próximos livros da série recebam uma atenção maior, até porque a quantidade de fãs de Dresden Files não é pouca!

3 comentários:

  1. Minha irmã, não sabia que você lia esse tipo de coisa!!!
    ONDE ESSE MUNDO VAI PARAR!??
    E ainda me zoa quando apenas quero exercer meu lado gay falando de cupcakes e decoração pastel! Humpf!

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu me revelo! alok
    Mentira. Conto o lance do livro em outro post.

    ResponderExcluir
  3. Mais um motivo pelo qual eu não compraria livros do tipo (esses famosinhos).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...