sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Os Bórgias

Esse mês de outubro recebi de presente de um amigo do Rio de Janeiro (Vinícius) o livro Os Bórgias. Havia já algum tempo (talvez um ano) que esse amigo comprou, leu e comentou sobre essa obra. E claro, fiquei doida para ler também.

Presente pelo "dia das crianças".


Hoje pela manhã terminei de ler, mas um pouco antes já assisti a toda a primeira temporada do seriado produzido pela Showtime. Mas vamos primeiro ao livro!

Os Bórgias foi escrito por Mario Puzo, um norte-americano obviamente descendente de italianos. Mas ele faleceu antes de terminá-lo, e por isso Carol Gino o finalizou.
Bom, eu adoro romances históricos e, apesar do estilo de Puzo não ser tão envolvente quanto ao da russa Wera Krijanowskaia, a leitura flui bem. Não possui uma linguagem difícil e nem períodos muito longos ou intrincados. Creio que uma pessoa não muito acostumada a ler não teria dificuldades, mesmo o livro possuindo quase 500 páginas.

Enfim, eu gostei, mesmo não sendo uma história tão densa quanto eu achei que seria! Vai ver foi influência do seriado que, a propósito, subverte algumas coisas (não vou contar, prometo).

Apesar do subtítulo do livro ("A história da primeira grande família do crime"), sugerir que a família Bórgia era perigosa e a primeira grande criminosa, tenho que discordar. Naquela época (não só, claro) era "cobra engolindo cobra", e envenenamentos, conspirações e traições eram métodos comuns para garantir o poder. Todas as famílias, tanto da Itália quanto do resto da Europa, tinham seus (muitos) podres para que sua supremacia fosse garantida.

Injusto que a fama tenha ficado somente para poucos... Na verdade senti grande empatia pelos Bórgias, e até fiquei triste ao final da leitura. Mas fora essa "depressão pós-leitura", tem partes muito interessantes, como o contato que César Bórgia teve com Maquiavel, Leonardo da Vinci, dentre outros personagens históricos.



Sinopse encontrada no site Baixando Fácil: The Borgias mostra os bastidores do poder no Vaticano, acompanhando a busca pelo poder de Rodrigo Borgia, escolhido para ser o novo papa sob a alcunha de Alexandre VI, em 1492. Com isso, a família Borgia se torna a mais influente e perigosa da Itália renascentista, sem saber que todo esse poder vai acabar levando-os à ruína.

A segunda temporada ainda não saiu, mas para quem quiser assistir a primeira, se encontra disponível nesta página, também do site Baixando Fácil. São episódios legendados e com a imagem de ótima qualidade (eu vi, eu conto).

Um comentário:

  1. Que bom que você postou sobre o livro! Eu estava com vontade de ler, mas ficava na dúvida, agora quero ler mesmo. Ia até perguntar se o seriado tinha alguma relação, mas você já explicou aqui. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...